Área Pessoal
pten

Foi publicada a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária e o segundo a nível mundial em 2016. Foi neste contexto e na ausência a de normalização e de conhecimento por parte dos consumidores, que o CTCV, o CENCAL, a APICER, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Leiria e a CERTIF desenvolveram uma norma portuguesa de especificação de louça cerâmica utilitária e de hotel.

A criação e publicação da NP 4555-1:2018 – Louça cerâmica utilitária. Especificações, pretende preencher o vazio existente e define claramente as características dos diferentes produtos de porcelana, grés, faiança e produtos de barro, estabelecendo os ensaios mais ajustados às suas diversas utilizações, nomeadamente: cozinhar alimentos (forno e micro-ondas), lavagem na máquina de lavar, utilização em congelador, servir bebidas quentes ou simplesmente servir à mesa.

Com a publicação desta norma pretende-se também motivar os produtores nacionais a produzir produtos de melhor qualidade e maior valor acrescentado.

A NP 4555 é baseada na norma BS 8654 e faz referência a vários ensaios normalizados conhecidos dos produtores nacionais.

Voltar a Noticias

Noticias

Foi publicada a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária…

Ver mais

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais
Ver todas as notícias