Área Pessoal
pten

AS PRIMEIRAS CERTIFICAÇÕES DE COMPETÊNCIAS NO SECTOR DA INÚSTRIA CERÂMICA

O CENCAL reconheceu os três primeiros profissionais no âmbito da indústria cerâmica, através do Programa Qualifica, que dá sequência ao programa Novas Oportunidades, e que está vocacionado para a qualificação de adultos.

O objetivo final deste programa e do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais, tem em vista melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população, melhoria da empregabilidade e maios satisfação dos profissionais.

Assim o Centro Qualifica do CENCAL realizou no dia 20 de abril de 2017, uma sessão de certificação profissional, tendo no final do reconhecimento e validação sido atribuída a certificação, depois de uma prova prática efetuada perante um júri de certificação, onde estiveram representados profissionais e elementos dos parceiros sociais.

Esta prova decorreu nas instalações do CENCAL em Caldas Rainha, tendo conferido a certificação na saída profissional de Técnico de Modelação Cerâmica a 3 candidatos: Alfredo Roque (Modelador e trabalhador independente), António Mota (Modelador da Empresa de Produção de Porcelana SPAL) e António Anunciação (formador no CENCAL).

 

Esta certificação profissional de nível IV reconhece formalmente as competências e experiência adquirida pelo trabalho desenvolvido por estes três candidatos que desenvolvem a sua atividade nesta região e que foram inicialmente formados em cursos no CENCAL em 1982 e 1987.

 

António Mota (Modelador da SPAL) referiu que “venho certificar-me numa profissão que já desempenho há 30 anos. Comecei no CENCAL como formando em 1987 (fui do curso de modelação decorativa) e ao longo deste tempo sempre encarei positivamente esta profissão e tenho conseguido atingir os meus objetivos, considerando-me naturalmente como um modelador. Agora formalizo esta certificação.

A minha atividade na cerâmica tem sido positiva, sempre introduzindo técnicas novas, sempre a evoluir tanto com novos modelos, com maior qualidade e respondendo às exigências dos clientes. Tem sido muito positiva a minha vida na indústria cerâmica.”

 

Por seu lado Alfredo Roque (Modelador e trabalhador independente) referiu que “este procedimento é para ver reconhecidas as competências que já tenho. Já trabalho no sector há muito tempo e certamente é para ser reconhecido oficialmente. Acabei o meu curso em 1987, no tempo da visita ao CENCAL do Dr. Mário Soares. Até tenho um retrato com ele. Foi um curso de um ano e depois fui trabalhar para uma empresa.”

Acrescenta que “o desenrolar destes anos na profissão foi muito positivo, fui sempre adquirindo qualquer coisa mais e adaptando-me às novas condições.

Hoje trabalho como modelador independente prestando serviços a empresas de Alcobaça, Porto de Mós, etc.”

 

Finalmente António Anunciação (formador na área da Modelação), que fez o 1º curso de modelação no CENCAL ainda antes da abertura das atuais instalações, referiu que “é bom ter este reconhecimento formal de competências porque fui do grupo dos primeiros formandos em 1982. Fui dos primeiros a ser formado no CENCAL e tenho muitos anos de trabalho do Centro e agora tenho este reconhecimento.”

 

No Centro Qualifica do CENCAL podem inscrever-se neste programa todos os adultos que não disponham de qualificação escolar de nível básico (1.º, 2.º ou 3.º ciclo, secundário (12.º ano) e/ou de uma qualificação profissional, podendo assim ver reconhecidas as competências que adquiriram na sua vida.

Este programa está também aberto aos jovens que tenham abandonado a escola e não se encontrem a trabalhar ou a estudar, devendo para isso passar um período de formação compatível.

 

Voltar a Noticias

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais

Noticias

Retorno à Matéria

RETORNO À MATÉRIA: cerâmica com lamas de ETA (estação de…

Ver mais
Ver todas as notícias