Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Ideias e oportunidades de negócio - Modular

Código
543GE876.23
Data
2023-01-17 - 2023-02-27
Horário
2ª, 3ª e 5ª feira, das 20h às 23h
Duração
50 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos sobre: Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano. Os Desempregados de Longa Duração não são elegíveis.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.12.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Anna Rodrigues (Licenciada em Gestão de Empresas. Especializada em Criação e gestão de pequenos negócios)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 7853- Ideias e Oportunidades de Negócio Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio Noção de negócio sustentável Identificação e satisfação das necessidades Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio Conceito básico de negócio Como resposta às necessidades da sociedade Das oportunidades às ideias de negócio Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target) Descrição de uma ideia de negócio Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado Formas de recolha de informação Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes Tipo de informação a recolher O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência Os produtos ou serviços O local, as instalações e os equipamentos A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks Os meios de promoção e os clientes O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos Análise de experiências de criação de negócios Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo Por setor de atividade/mercado Por negócio Modelos de negócio Benchmarking Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes Parceria de outsourcing Franchising Estruturação de raiz Outras modalidades Definição do negócio e do target Definição sumária do negócio Descrição sumária das atividades Target a atingir Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios Meios e recursos de apoio à criação de negócios Serviços e apoios públicos – programas e medidas Banca, apoios privados e capitais próprios Parcerias Desenvolvimento e validação da ideia de negócio Análise do negócio a criar e sua validação prévia Análise crítica do mercado Estudos de mercado Segmentação de mercado Análise crítica do negócio e/ou produto Vantagens e desvantagens Mercado e concorrência Potencial de desenvolvimento Instalação de arranque Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social Tipos de negócio Natureza e constituição jurídica do negócio Atividade liberal Empresário em nome individual Sociedade por quotas Contacto com entidades e recolha de informação no terreno Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …) Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)