Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Ciclo de Formação em Modelação Cerâmica II - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543MD086.19
Data
2019-10-29 - 2020-01-09
Horário
3ª, 4ª e 5ª feira, das 18h às 21h
Duração
80 horas
Local
Vagos - Aveiro
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer aos participantes conhecimentos técnicos e práticos para: Desenvolver modelos de peças cerâmicas a partir de projetos, esboços ou outras especificações; Executar moldes e madres para fabricação industrial. Este Ciclo de Formação destina-se especialmente a colaboradores de empresas cerâmicas que tenham ou prevejam vir a ter necessidades de competências técnicas na área da modelação cerâmica e se queiram preparar, numa ótica de polivalência e flexibilidade, para virem a exercer funções nesta área, ou numa perspetiva de requalificação pessoal.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas cerâmicas, ceramistas e desempregados, com habilitações escolares não inferiores ao 6º ano e idade não inferior a 18 anos.


OBSERVAÇÕES

Apoios Sociais:

Subsídio de refeição e de transporte de acordo com a legislação em vigor.

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal no Colégio do Calvão ou via internet em www.cencal.pt até 07.10.2019. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Paulo Carvalho (Modelador Cerâmico)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

1.Modelos ao Torno com Formas Côncavas e Convexas com asa. Modelação de motivos decorativos naturalistas e geométricos, para aplicação no corpo do modelo. A – Construção de base de apoio ao modelo no torno. Cuidados a ter na construção da base de apoio ao modelo, forma e função. Utilização de ferramentas específicas para tornear. Construção da base de apoio e fixação à cabeça do torno. Técnicas de corte horizontal e vertical e de centrar a base. B – Construção do corpo do modelo ao torno. Estudo do projeto da peça a desenvolver. Cuidados a ter na construção de modelos ao torno. Conceitos de análise e interpretação de projetos. Cálculos de ampliação/redução de projetos, conceitos de contração das pastas. Cuidados a ter montagem de recetáculos na base do torno. Conceitos e técnicas de transposição de medidas para o modelo. Execução do corpo do modelo. C – Modelação em barro ou gesso de motivos decorativos para aplicar no modelo. Conceitos e técnicas de modelação em gesso e barro. Modelação dos motivos decorativos. Execução de moldes para reprodução de motivos decorativos. Aplicação dos motivos decorativos no corpo do modelo D – Molde original em várias partes, para enchimento por via liquida Conceitos e técnicas para a construção de moldes de enchimento em 3 partes. Técnicas de divisão do modelo e construção da boca de enchimento. Construção de janelas de divisão do modelo. Ajuste e calafetagem dos recetáculos. Execução das várias partes do molde.