Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Ciclo de Formação em Modelação Cerâmica I - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543MD072.19
Data
2019-02-20 - 2019-06-06
Horário
100 horas, à 3ª, 4ª e 5ª feira, das 18h às 21h
Duração
100 horas
Local
Vagos - Aveiro
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer aos participantes conhecimentos técnicos base para : executar modelos de peças cerâmicas a partir de projetos, esboços ou outras especificações; Executar madres e moldes para fabricação industrial. Este Ciclo de Formação será organizado em 3 partes e destina-se especialmente a pessoal de empresas cerâmicas que tenham ou prevejam vir a ter necessidades de competências técnicas na área da modelação cerâmica e queiram preparar, numa ótica de polivalência e flexibilidade, colaboradores seus para virem a exercer funções nesta área, numa perspetiva de reconversão de pessoal.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas cerâmicas e desempregados, com habilitações escolares não inferiores ao 6º ano e idade não inferior a 18 anos.


RESUMO DO PROGRAMA:

1.Construção de Modelos e Moldes Simples de Bancada em Gesso?A - Construção de modelos de formas retilíneas: Introdução aos conceitos e técnicas de modelação, materiais e ferramentas. Conceitos e cuidados a ter na construção de modelos retilíneos. Construção de placa de base ao modelo. Cuidados a ter na utilização de desmoldantes. Cuidados a ter na montagem, aperto e calafetagem de recetáculos. Gesso, características físicas e químicas, percentagens de mistura para cada trabalho. Transposição e execução de esquadrias em modelos poligonais. Execução de um modelo. Facetamento e acabamento do modelo retilíneo. B - Construção do corpo do modelo de forma oval com escantilhão.: Conceitos e cuidados a ter na construção de modelos com escantilhão. Execução de um escantilhão metálico para o corpo do modelo. Cuidados a ter na montagem, aperto e calafetagem de recetáculos ovais. Gesso, características físicas e químicas, percentagens de mistura, tempo de trabalho. Execução do modelo com escantilhão. Desbaste e acabamento. C - Construção da tampa do modelo com escantilhão.: Conceitos e cuidados a ter na construção de um encaixe de uma tampa. Execução de um escantilhão metálico para a tampa do modelo. Cuidados a ter na montagem, aperto e calafetagem de recetáculos ovais. Execução do modelo com escantilhão. Desbaste e acabamento. D - Construção do molde original para enchimento do modelo e tampa: Conceitos e cuidados a ter na construção de um molde original. Conceitos sobre juntas dos moldes, malhetes, bocas de enchimento. Cuidados a ter na montagem, aperto e calafetagem de recetáculos para moldes. Execução do molde original em 2 partes.