Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Metrologia dimensional - Modular

Código
521GA055.19
Data
2019-12-09 - 2019-12-23
Horário
2ª, 4ª e 6ªfeira, das 19h às 22h30
Duração
25 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Identificar, selecionar e aplicar os instrumentos de medição mais adequados à determinação e controlo das dimensões das peças, em função da geometria das mesmas.


DESTINATÁRIOS

Técnicos e Operadores de Laboratório, Produção e de Manutenção, Profissionais de PME´s ou por conta própria, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Dário Pedro (Licenciado em Engenharia Mecânica. Técnico na área de Metrologia)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 4903- Introdução à metrologia. Unidades e instrumentos: Introdução aos sistemas unidades; Unidades fundamentais de medida; Unidades de medidas métricas, inglesas e medidas angulares; Processos e cuidados para evitar erros de leitura; Instrumentos de medição e verificação: escala (régua graduada); transferidor; fita métrica; esquadros; compassos de exteriores, de interiores, de traçar, de pontas; paquímetros; micrómetros. Estudo do paquímetro: O nónio e sua aplicação nos instrumentos de medição; Nónios retilíneos e circulares; Tipos de paquímetros: analógicos, digitais, de profundidades, de cremalheira; Composição, manuseamento e interpretação de leituras; Prática de leituras com paquímetros analógicos. Estudo do micrómetro: Composição, manuseamento, limpeza, calibração e interpretação de leituras; Tipos de micrómetros: de exteriores, de interiores com 2 contactos, de interiores com 3 contactos, de profundidades; Prática de leituras com micrómetros analógicos. Outros instrumentos de medição e verificação: Comparadores (relógios de medida), calibres ou gabaritos (medição de passos de rosca ângulos e interstícios), régua de senos; Calibres tampão e calibres de roscas: vantagens na utilização destes, composição e manuseamento; Rugosímetro.