Área Pessoal
pten

Raku Cobre Mate

Código da Ação 543OL152.19
Objectivos Alargando os processos de cozedura do Raku tradicional, os ceramistas recorrem atualmente a esta envolvente técnica criativa. Na utilização do Raku Cobre Mate, a peça é revestida de uma fina camada de cobre em pó (carbonato) antes de ser cozida a cerca dos 900ºC, sendo removidas do forno ainda incandescente e colocadas numa caixa com serradura. A caixa é fechada logo a seguir, e será neste ambiente sem ar, que se desenvolvem uns efeitos coloridos, resultando imprevisíveis metalizados, que conferem à peça o seu valor estético único.
Destinatários Ceramistas, designers, artesãos, professores, com conhecimentos base de cerâmica.
Duração e Horário 42h, feira, das 9h às 17h. Dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Março de 2019
Local de Realização Caldas da Rainha
Datas de Realização 14-03-2019 - 29-03-2019
Observações

ESTA AÇÃO É GRATUITA
FORMADOR:
Nadine Gueniou (Ceramista e formadora de Cerâmica Criativa)
INSCRIÇÕES:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.02.2019. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. NOTA: O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: Introdução - Origens e história da técnica Raku - Utilização moderna: Cobre Mate. Conformação - Pastas para construção de peças - Conformação à volta do tema: «construção/ transformação duma forma» de pequena dimensão -Técnicas: rolo, lastra, roda. Cozeduras - Aplicação do carbonato de cobre, cozedura de chacota - Cozedura de raku: enforna – desenforna, controlo e acompanhamento da cozedura, operações de redução pós cozedura.
 

Partilhar no Facebook

Noticias

Foi publicada a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária…

Ver mais

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais
Ver todas as notícias