Área Pessoal
pten

Iniciação à Cerâmica

Código da Ação 543OL132.18
Objectivos Esta ação permitirá aos participantes compreender o processo de produção de peças cerâmicas, como se faz, com que se faz, que tipos de pastas, barros ou argilas existem, como se coze e porquê, como se decora e com quê. Serão apresentadas formas diversificadas da elaboração de uma caixa, por diferentes técnicas, descobrindo as mesmas e encontrando a forma como melhor nos exprimimos, para atingir um mesmo objetivo. Nesta elaboração das caixas de pequeno e/ou médio porte, não se dará ênfase ao objeto em si, mas à aprendizagem das técnicas de conformação do mesmo.
Destinatários Artesãos, designers, professores e outros profissionais, com habilitações escolares não inferiores ao 6º ano.
Duração e Horário 50h, à de 2ª feira a Sábado, das 9h às 18h.
Local de Realização Caldas da Rainha
Datas de Realização 18-06-2018 - 23-06-2018
Observações
Formador:
Umbelina Barros (Ceramista. Especializada em Cerâmica Criativa e Olaria de Roda)
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 18.05.2018. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência .
Esta ação é gratuita.
Nota: O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: Introdução à cerâmica, técnica e história de uma arte milenar. Identificação e preparação do barro. Equipamentos e ferramentas. Conformação de peças: rolo, lastra, ocagem, modelação de bloco (dimensões máx.:12x12x12cm). Técnicas decorativas sobre cru: texturas e relevos, adereços. Acabamentos. Decoração com engobes e óxidos. Secagem e cozedura. Reciclagem e reutilização de resíduos.
 

Partilhar no Facebook

Noticias

Foi publicada recentemente a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária…

Ver mais

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais
Ver todas as notícias