Área Pessoal
pten

Saúde da pessoa idosa prevenção de problemas

Código da Ação 762TS036.18
Objectivos Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Reconhecer a importância dos fatores que contribuem para a promoção da saúde. Reconhecer os problemas de saúde mais comuns na terceira idade. Identificar o estado do doente terminal em domicílio, aplicando os métodos e as técnicas de avaliação e prevenção. Prestar cuidados, sob orientação, ao idoso em fase terminal.
Destinatários Pessoal auxiliar de instituições de apoio a idosos ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 4º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.
Duração e Horário 50h, à 3ª e 5ª feira, das 20h às 23h.
Local de Realização Caldas da Rainha
Datas de Realização 26-04-2018 - 02-07-2018
Observações
Formador:
Enf. Maria José Guedes (Licenciada em Enfermagem. Formadora na área de Geriatria).
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 26.03.2018. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência e passaporte.
Esta ação é gratuita.
Nota: O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: UF 3544? 1.Promoção da saúde: Conceito de saúde. Higiene corporal. Alimentação e nutrição. Exercício físico. Hábitos tóxicos. Higiene do meio físico e social - Adaptação domiciliária e prevenção de acidentes - Reabilitação e reinserção social. Vacinas. Doenças crónico-degenerativas: aspetos preventivos. Controlo da medicação. 2. Problemas de saúde: Problemas cardiovasculares - Hipertensão arterial - Angina de peito - Enfarte do miocárdio- Acidentes vasculares cerebrais. Problemas respiratórios. Problemas gastrointestinais. Problemas hematológicos e oncológicos. Problemas endocrinológicos. Problemas genito-urinários. Problemas musculoesqueléticos. Problemas neurológicos e sensoriais. Problemas dermatológicos. Problemas oftalmológicos. Problemas infeciosos. 3. Métodos e técnicas aplicados ao doente em estado terminal: Abordagem compreensiva e multidimensional. Critérios de inclusão. Degradação funcional ? métodos de avaliação e prevenção. 4. Cuidados em fase terminal: A higiene. O conforto. O apoio. Atuação após a morte - Corpo - Família - Formalidades.
 

Partilhar no Facebook

Noticias

Foi publicada recentemente a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária…

Ver mais

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais
Ver todas as notícias