Área Pessoal
pten

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos

Código da Ação 543HS172.17
Objectivos Possibilitar aos participantes : Reconhecer e aplicar a legislação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Utilizar proteção no corpo e nas máquinas, selecionando os equipamentos e soluções de proteção adequados. Reconhecer e aplicar a legislação ambiental: resíduos, efluentes, ar e ruído. Decidir sobre medidas de prevenção, tendo em consideração as exigências do processo produtivo, no âmbito da Higiene, Segurança e Ambiente. Reconhecer a importância da Segurança e Higiene no Trabalho como fator de promoção de qualidade de vida.
Destinatários Profissionais de PME´s e funcionários públicos, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota : Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.
Duração e Horário 25 horas, à 3ª e 4ª feira, das 20h às 23h.
Local de Realização Caldas da Rainha
Datas de Realização 07-11-2017 - 05-12-2017
Observações
Formador:
Eng. Fulvia Correia (Licenciada em Engenharia do Ambiente. Técnica Superior de HST)
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 11.10.2017. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. O candidato tem de entregar cópia do seu certificado de habilitações escolares. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência e passaporte. O candidato tem de entregar cópia do seu certificado de habilitações escolares e cartão de cidadão / BI.
ESTA AÇÃO É GRATUITA.
Nota : O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: 1.Ambiente : Boas práticas para o meio ambiente - Legislação específica. Principais problemas ambientais da atualidade Gestão de resíduos. Efluentes líquidos. Emissões gasosas. Estratégias de atuação: reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar e racionalizar. 2. Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Sinalização de segurança. Tipos de risco e seu controlo (- Incêndios - Riscos elétricos - Trabalho com máquinas e equipamentos - Movimentação manual e mecânica de cargas - Organização e dimensionamento do posto de trabalho - Posturas no trabalho ? Iluminação - Trabalhos com equipamentos dotados de visor - Manuseamento de produtos perigosos - Rotulagem de produtos perigosos - Arrumação e limpeza - Atmosferas perigosas ? Ruído - Produtos perigosos (rotulagem, armazenagem e manuseamento). Gestão do risco (- Consequências dos acidentes de trabalho - Avaliação do risco profissional - Gestão económica do risco profissional) Protecção colectiva e protecção individual (- Tipos de protecção colectiva - Selecção dos equipamentos de protecção individual - Técnicas de implementação para a utilização dos equipamentos de protecção individual - Tipos de equipamentos de protecção). Procedimentos de emergência. Conceito de acidente de trabalho. Génese dos acidentes. Prevenção de acidentes e doenças profissionais. Saúde, doença e trabalho (- Regime jurídico das doenças profissionais - Conceito de contaminação e intoxicação - Contaminantes químicos, físicos e biológicos- Vigilância médica - Principais doenças profissionais). Organização da Segurança e Saúde no Trabalho.
 

Partilhar no Facebook

NOTAS IMPORTANTES:

  • Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência e passaporte.
  • Todos os candidatos que se inscrevam numa ação de formação do Cencal deverão entregar no ato de inscrição cópia do certificado de habilitações escolares e do respetivo cartão de identificação civil (BI ou Cartão de Cidadão). Será da responsabilidade do candidato a entrega da fotocópia em papel ou do envio por email das mesmas. O candidato apenas terá de entregar os documentos uma vez necessitando de o fazer novamente caso altere o seu nível de qualificação escolar ou após a caducidade do documento de identificação pessoal.
  • O CENCAL reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do CENCAL, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso
  • Quando a ação tem joia de participação, o CENCAL só aceita o cancelamento de participações até 1 dia útil antes da data de início da ação, reembolsando a totalidade da joia. Cancelamentos posteriores não darão direito a reembolso.
  • A prestação de falsas declarações é imputável ao declarante, podendo o Cencal anular a respetiva inscrição e/ou não emitir a respetiva certificação da ação de formação.

 

 

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais

Noticias

Retorno à Matéria

RETORNO À MATÉRIA: cerâmica com lamas de ETA (estação de…

Ver mais

Noticias

CENCAL - Formação para jovens

Ver mais
Ver todas as notícias